Rosa de Espanha
"Tenho saudades... ai! De ti, São Paulo,
Rosa de Espanha no hibernal Friul,
Quando o estudante e a serenata acordam
As belas filhas do país do sul.
Das várzeas longas, das manhãs brumosas,
Noites de névoas, ao rugitar do sul",
Rosa de Espanha no hibernal Friul,
Quando o estudante e a serenata acordam
As belas filhas do país do sul.
Das várzeas longas, das manhãs brumosas,
Noites de névoas, ao rugitar do sul",
"O poeta Castro Alves pressentia a influência espanhola nos hábitos e temperamento dos habitantes “do país do Sul”. Sua geração caminhou pela Paulicéia sob mantilhas e capas espanholas, entre os Cristos ensanguentados das igrejas e as "corridas" de touros (touradas) que aconteciam no Largo (Campo) dos Curros, a futura (e infeliz) "Praça da República" (dos larápios).
Nos primeiros tempos de Piratininga, reza a tradição, de “quien no es Bueno es malo”.
No século XVI, duas esquadras trazem para São Vicente marcos civilizadores. A de D. Martim Afonso de Sousa e seus pioneiros portugueses embarcados no Tejo, e a de D. Diego Flores de Valdés, com os primeiros povoadores castelhanos.
A bandeira, na disciplina e na organização, é portuguesa; e espanhola no toque desassombrado de conquista. Nela, o sebastianismo se transfigura em deslumbramentos do Eldorado.
Sob o gibão de bandeirante refulge a couraça do "adelantado" hispano (Cavalaria). A tropa que ruma para o desconhecido é um arquipélago de destinos contraditórios irmanados no mesmo sonho de conquista.
O paulista antigo é um Don Juan de horizontes, enamorado de causas impossíveis, das yaras que aguardam seus guerreiros no fundo de lagoas douradas. Na essência de cada mameluco há sempre a demanda de “algo de nuevo de se mirar”.
Nos albores piratininganos, a presença espanhola é uma constante. Bartolomeu Bueno da Ribeira é sevilhano, Jusepe de Camargo nasce em Castela, D. Simão de Toledo Piza dá ao filho o sobrenome Castelhano. Balthazar de Godoy chega no reinado de Felipe II, e os Martins Bonilha vêm com (a armada de) D. Diego Flores de Valdés. Os Saavedras são originários de Castela, D. Diogo de Lara é de Zamora, e Bernardo de Quadros, provedor e administrador das minas em 1599, procede de Sevilha.
Enquanto Martim Rodrigues Tenório de Aguilar leva ao Paraupava a inquietação andalusa, D. Francisco de Lemos traz para São Paulo o brasão de Castela!**
A aclamação de Amador Bueno é tentativa de golpe de estado espanhol em terras do rei de Portugal. Seus signatários, inconformados com a ascensão da Casa de Bragança, ostentam origens espanholas. São os irmãos Rendón, da Ciudad de Coria, D. Francisco de Lemos, de Orense, Gabriel Ponce de Leon, da Ciudad Real de Guaira, Bartolomeu de Torales, da Vila Rica situada no Paraguai, de onde chegam também, André de Zuñiga, D. João de Espínola Gusmán e outros militares. Todos ocupando seus espaços em Piratininga, através de casamentos com as filhas de potentados da terra". (In Paulo Bomfim RIHGSP Volume 96 São Paulo - 2004).
**O BRASÃO DE CASTELA, Casa dos Lemos. |
Espanhol de Orense, residente com família na Vila de São Paulo do Campo de Piratininga, participou ativamente da política local, em parceria muito íntima com os irmãos Rendón, de igual nacionalidade, genros do então Capitão Mor e Ouvidor Amador Bueno da Ribeira, de ascendência também hispânica - mas de sentimento luso-paulistano nativizado e patriota, como ficou estampado no episódio da sua aclamação (recusada), que se pode ver inteiramente em seu link, neste site.
Alguns autores do passado consideram Dom Francisco como o líder maior da insurreição que aclamou o Capitão Mor Amador Bueno como "Rei de São Paulo", por volta da restauração da monarquia portuguesa entre 1640-1641. Outros atribuem essa liderança - mais provável - ao genro de Amador, D. Francisco Rendón de Quevedo de Alarcón y Luna, fidalgo galego. Nós particularmente entendemos que aquela liderança (local) foi dividida em duas diferentes atribuições, sendo Rendón o principal estrategista e Dom Francisco de Lemos o executor tático, já que foi ele quem fez a aclamação pública de viva voz, diante da turba amotinada - e portanto, o mais visível, enquanto Rendón permanecia nas sombras, de onde tudo manipulava!
Deixamos aqui um relato (de flagrante ingenuidade, entre as aspas) da aclamação, pelo famoso historiador Afonso de Taunay:
"Foi Amador Bueno vassalo de tanta honra e fidelidade, que, achando-se na sua maior opulência de cabedais, respeito e estimação. com dois genros castelhanos, ambos irmãos e fidalgos, que tinham o poderoso séquito dos espanhóis, casados e estabelecidos em S. Paulo, com aliança das famílias mais principais da capitania. Não podendo estes castelhanos suportar a "gloriosa e feliz" aclamação do (novo) Rei D. João IV de Portugal, e 2° do nome entre os "sereníssimos duques de Bragança", formaram um corpo tumultuoso, e as vozes aclamavam por seu rei a Amador Bueno, intentando vencer com este "bárbaro e sacrílego" atentado, a constância do honrado vassalo Amador Bueno, para deste modo evitar uma obediência e o reconhecimento de que "se devia" dar ao "legitimo rei e natural senhor", ficando S. Paulo com a voz de Castela, assim como estiveram os moradores da ilha Terceira (dos Açores) até o ano de 1583... Tinha o corpo da rebelião adquirido forças nos autores dele, os castelhanos, que por si e suas famílias avultavam em grande número. Eram os três irmãos Rendons, da cidade de Coria e D. Francisco de Lemos, da cidade de Orense com seus dois filhos D. Balthazar e D. Hieronimo de Lemos; D. Gabriel Ponce de Leon, da cidade real de Guairá da provincia do Paraguay. Bartholomeu de Torales, da VilIa-Rica do mesmo Paraguay, com varios filhos que trouxe de sua mulher D. Anna Rodrigues Cabral, que faleceu em S. Paulo a 13 de Maio de 1639, natural da cidade real de Guairá; D. André de Zuñiga e seu irmão D. Bartholomeu de Contreras y Torales; D. João de Espínola Gusmán, da dita província de Paraguay, e outros muitos espanhóis da Europa, etc. Porém Amador Bueno, sem temer o perigo nem deixar prender-se à indiscreta lisonja, com que lhe ofereciam o titulo de "rei para o governo dos povos da capitania de S. Paulo" (na realidade, seria um títere nas mãos dos espanhóis), sua pátria, soube desprezar, e ao mesmo tempo repreender a "insolente aclamação", desembainhando a espada e gritando a vozes: - Real, real por D. João IV, Rei de Portugal! Salvou a vida do perigo em que se viu pelo corpo desta "horrorosa sedição", recolhendo-se ao sagrado mosteiro de S. Bento, acompanhado dos leais portugueses europeus e paulistas até ficar em sossego o inquieto animo dos castelhanos que tinham fomentado o tumulto. Nesta ação deu inteiramente créditos de si mesmo a incontrastável lealdade deste vassalo paulistano".(Obs.: Para melhor compreensão dos fatores que engendraram a conspiração aclamatória e a possível secessão de São Paulo, recomendamos a leitura do link do Cap. Mor Amador Bueno de Ribeira, revisado com novas revelações ao final da página, neste mesmo site).
Pouco ou quase nada mais descobrimos sobre D. Francisco de Lemos, a não ser algumas referências esparsas, tendo deixado ilustre descendência paulistana de seu apelido, sendo o episódio da aclamação de 1º de Abril de 1641 o seu principal feito, que elevou o seu nome definitivamente em mais um capitulo da história pátria, como um inegável líder da conquista luso-ibérica do Novo Mundo!
(Crônica de Descendência)
DOM FRANCISCO DE LEMOS,
O ACLAMADOR do
Cap. Mor Amador Bueno da Ribeira
O ACLAMADOR do
Cap. Mor Amador Bueno da Ribeira
Ancestral da Família Rodrigues de Camargo
Atibaia>Campinas>Itatiba>Jundiaí>São Paulo
Primeira Geração
Atibaia>Campinas>Itatiba>Jundiaí>São Paulo
Primeira Geração
GPSL:
1. 11-Dom Francisco DE LEMOS nasceu em Orens, Espanha. Participou da entrada de Antonio Raposo Tavares ao Guairá, em 1628 (fica claro portanto, que ele não era proveniente daquela colônia hispânica do Paraguai)*.
1. 11-Dom Francisco DE LEMOS nasceu em Orens, Espanha. Participou da entrada de Antonio Raposo Tavares ao Guairá, em 1628 (fica claro portanto, que ele não era proveniente daquela colônia hispânica do Paraguai)*.
*Nota: E como fidalgo de origem indubitavelmente ibérica e nobre, fica claro também que não poderia estar envolvido, naquela guerra contra as reduções em território brasileiro, de fachadas jesuíticas, por "motivação ressentida" de supostos "cristãos novos" contra os "jesuítas inquisidores" (como querem alguns tendenciosos autores judaizantes ideológicos da atualidade, para suprimir toda a glória de conquista da raça luso-ibérica, para transferi-la aos seus próprios ancestrais israelitas internacionais - aqui, ó!), os quais jesuítas, formavam uma disfarçada sociedade secreta conspiradora e obscura, como se pode ver neste e noutros últimos artigos publicados neste site (Cap. Francisco Nunes de Siqueira e Amador Bueno, links). Eram discípulos do basco judeu Inácio de Loyola que trabalhava em favor dos concorrentes reis espanhóis, do Papa e de uma sociedade secreta que operava nas sombras (esquerda e direita!) e até hoje opera em nosso infiltrado, corroído e anêmico Estado brasileiro descrito pelo imortal Gustavo Barroso!
11-Dom
Francisco casou-se com 11-Catharina de Siqueira de Mendonça, filha de 12-Lourenço DE
SIQUEIRA DE MENDONÇA e 12-Margarida RODRIGUES. 11-Catharina faleceu em 1676 em
São Paulo SP.
Biografia:
Era neta paterna do tabelião e escrivão da câmara e órfãos de S. Vicente Antonio de Siqueira e da fidalga Dona Victória Nunes Pinto, bisneta de Antonio Pinto e trineta de Francisco Pinto, família esta que veio em companhia do donatário D. Martim Afonso de Souza.
1-1 Catharina de Siqueira de Mendonça em 1633 já estava casada com o
Capitão Dom Francisco de Lemos, natural de Castela, viúvo de Izabel de
Moraes, de quem deixou f.os descritos à pág. 57 deste, a qual faleceu em
1630. Faleceu Catharina de Siqueira em 1676 em S. Paulo e teve 7 f.os
(C. O. S. Paulo):
2-1 Antonio de Lemos2-2 Lourenço de Lemos, que foi casado com Maria de Freitas, f.a de João da Cunha Lobo e de Felippa de Almeida Prado. V. 5.o pág. 21. Faleceu Lourenço de Lemos com testamento em 1697 em Nazareth e teve 5 f.os. (C. O. S. Paulo).
2-3 Manoel de Lemos, f.o de Catharina de Siqueira, foi 1.º casado com Joanna Ribeiro, f.a de João Maciel Valente e de Maria Ribeiro. Com geração em Tit. Macieis. Faleceu em 1673.
2-4 José de Lemos
2-5 Maria de Lemos de Siqueira
2-6 Margarida de Lemos de Siqueira
2-7 Francisco de Lemos de Siqueira, já falecido em 1676, foi casado com Maria Soares, f.a de Pedro Corrêa Soares.
+
2 M i. 10-Manoel DE LEMOS.
Segunda Geração
2.
10-Manoel DE LEMOS (11-Dom Francisco).
10-Manoel casou-se com 10-Joanna RIBEIRO, filha de 11-João MACIEL VALENTE e 11-Maria Ribeiro.
10-Manoel casou-se com 10-Joanna RIBEIRO, filha de 11-João MACIEL VALENTE e 11-Maria Ribeiro.
1-13 -Joanna Ribeiro foi casada com Manoel de Lemos, falecido em 1673, f.o de dom Francisco de Lemos e de Catharina de Siqueira. V. 7.º pág. 481. Teve:
2-1 João, com 14 anos em 1673; foi João Lemos de Siqueira que assinou um recibo por sua mãe.
2-2 Francisco de Lemos de Siqueira.
2-3 Manoel, com 9 anos. (de Lemos de Siqueira
2-4 Antonio
2-5 Maria, com 12 anos.
2-6 Domingos
2-7 Catharina de Lemos com 1 ano em 1673.
+ 3 M i. 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA.
Terceira Geração
3. 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA (10-Manoel, 11-Dom Francisco).
9-Manoel
casou-se com 9-Thereza Pires, filha de 10-Antonio PIRES DE ÁVILA e
10-Anna MOREIRA DE GODOY.
Eles tiveram os seguintes filhos:
+ 4 F i. 8-Francisca Pires de Siqueira faleceu em 1758.
Quarta Geração
4. 8-Francisca Pires de Siqueira (9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco de Lemos) nasceu em Juqueri SP. Ela faleceu em 1758.
8-Francisca
casou-se com 8-Manoel Bueno de Azevedo, filho de 9-Bartholomeu Bueno de
Azevedo e 9-Maria de Lima do Prado.
Eles tiveram os seguintes filhos:
4-1 Izabel Maria Bueno casada.
4-2 Anna Bueno de Azevedo.
4-3 Ursula Bueno de Azevedo casou-se em 1763 com Antonio Rodrigues do Prado f.ð de Lourenço Rodrigues do Prado e de Marina de Chaves, com geração em Tit. Godoys Cap. 1.o 8.o
4-4 Joaquim Bueno de Azevedo casou-se em 1767 em Atibaia com Messia Ferreira de Camargo f.a de Jeronimo de Camargo Pimentel e de Maria Franco do Prado. à pág. 340 deste. Teve, pelo inventário em 1797, 6 f.os que são:
4-5 Maria Bueno de Azevedo casou-se em 1747 na Conceição dos Guarulhos com Francisco Xavier Lopes f.o de Antonio Lopes de Medeiros e de Anna Maria da Cunha; faleceu Francisco Xavier Lopes em 1768 em Goiás e teve 2 f.os: (C. O. S. Paulo)
4-6 Marianna, † solteira.
4-2 Anna Bueno de Azevedo.
4-3 Ursula Bueno de Azevedo casou-se em 1763 com Antonio Rodrigues do Prado f.ð de Lourenço Rodrigues do Prado e de Marina de Chaves, com geração em Tit. Godoys Cap. 1.o 8.o
4-4 Joaquim Bueno de Azevedo casou-se em 1767 em Atibaia com Messia Ferreira de Camargo f.a de Jeronimo de Camargo Pimentel e de Maria Franco do Prado. à pág. 340 deste. Teve, pelo inventário em 1797, 6 f.os que são:
4-5 Maria Bueno de Azevedo casou-se em 1747 na Conceição dos Guarulhos com Francisco Xavier Lopes f.o de Antonio Lopes de Medeiros e de Anna Maria da Cunha; faleceu Francisco Xavier Lopes em 1768 em Goiás e teve 2 f.os: (C. O. S. Paulo)
4-6 Marianna, † solteira.
+
5 M i. 7-Joaquim Bueno de Azevedo.
Quinta Geração
5. 7-Joaquim
Bueno de Azevedo (8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE
SIQUEIRA, 10-Manoel, 11-Dom Francisco).
7-Joaquim casou-se com 7-Mecia
Ferreira de Camargo, filha de 8-Jeronimo de Camargo Pimentel e 8-Maria
Franco do Prado.
3-3
Messia Ferreira de Camargo, f.ª de Jeronimo de Camargo Pimentel n.º
2-1, casou em 1767 em Atibaia com Joaquim Bueno de Azevedo f.º de Manoel
Bueno de Azevedo e de Francisca Pires de Siqueira, n. p. de Bartholomeu
Bueno de Azevedo e de Maria de Lima do Prado, n. m. de Manoel de Lemos
de Siqueira e de Theresa Pires. Com geração no Cap. 7.º § 3.º, n.º 2-2,
3-4, 4-4 deste Tit. Teve, pelo inventário em 1797, 6 f.ºs que são:5-1 Gertrudes Maria Franco casada com o capitão Crispim da Silva Franco, viúvo de Izabel Cardoso da Silveira, f.º de João Franco Viegas e de Maria de Sousa. Tit. Lemes Cap. 1.º § 9.º.
5-2 Anna Francisca Bueno casou-se com Joaquim Alves Cardoso f.º de Ignacio Alves Cardoso e de Maria de Godoy. Tit. Buenos Cap. 1.º § 8.º n.º 2-3, 3-8.
5-3 Maria Antonia Franco casou-se 1.º em 1783 em Atibaia com João Pires Pimentel, †em 1799, f.º de outro e de Anna de Godoy, em Tit. Macieis Cap. 4.º § 2.º, 2-5, 3-3, 4-6, 5-5; 2.ª vez casou-se em 1801 em Atibaia com Francisco Barbosa Pires f.º de João Barbosa Pires e de Mecia de Siqueira. Tit. Bonilhas Cap. 2.º § 2.º, 2-1, 3-7, 4-1, 5-4.
5-4 Escholastica Maria Bueno, f.ª de Messia Ferreira e de Joaquim Bueno de Azevedo n.º 4-2, casou-se em 1799 com o capitão Ignacio Franco de Camargo, viúvo de Gertrudes de Godoy Moreira, f.º do capitão Crispim Silveira. Tit. Lemes Cap. 1.º § 9.º. Sem geração.
5-5 Manoela, tinha 14 anos em 1799, † solteira.
5-6 Ursula Franco casou-se em 1821 em Atibaia com Theotonio José de Figueiredo, viúvo de Maria Angelica da Rocha
+
6 F i. 6-Maria Antonia Franco faleceu em
1855.
Sexta Geração
6. 6-Maria
Antonia Franco (7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira,
9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco) faleceu em 1855.
6-Maria
casou-se com 6-João PIRES PIMENTEL O Moço, filho de 7-João PIRES
PIMENTEL O Velho e 7-Ana de Godoy Moreira, em 1783. 6-João nasceu em Atibaia SP
BR.
5-3 Maria Antonia Franco casou-se 1.º em 1783 em Atibaia com João Pires Pimentel,
† em 1799, f.º de outro e de Anna de Godoy, em Tit. Macieis Cap. 4.o
2.º, 2-5, 3-3, 4-6, 5-5; 2.a vez casou-se em 1801 em Atibaia com
Francisco Barbosa Pires f.o de João Barbosa Pires e de Mecia de
Siqueira. Tit. Bonilhas Cap. 2.º 2.º, 2-1, 3-7, 4-1, 5-4.Teve do 1.º:
6-1 Francisco Pires Pimentel casado em 1814 em Atibaia com Maria Jacintha da Silveira f.a de Salvador do Nascimento Franco e de Joaquina Pedroso da Silveira, n. p. do capitão Crispim da Silva Franco e 1.ª mulher Izabel da Silveira, n. m. do capitão Joaquim de Siqueira Franco e de Gertrudes Francisca Pedroso. Teve entre outros:
7-1 João Pires de Camargo que vive em Atibaia no estado de viúvo de Maria Joaquina da Conceição f.a de Joaquim Alves do Amaral e de Anna Luiza sua 2.a mulher. Tit.Buenos de Ribeira Cap. 1.º 8.º n.º 2-3, 3-8, 4-2, 5-4, 6-7, ali a geração.
7-2 Joaquina casada com Florencio Soares do Amaral, com geração em Tit. Pretos.
6-2 Anna Francisca Franco casada em 1805 em Atibaia com Antonio Luiz Penteado f.o de Lucas da Silveira Franco e de Maria Rodrigues Penteado, n. p. do capitão-mor Lucas de Siqueira Franco e de Izabel da Silveira e Camargo, n. m. de Antonio Rodrigues Penteado (de Parnaíba) e de Rosa Maria da Luz do Prado. Com geração em Pires Cap. 7.º, 3.º, descendência do 1.º capitão-mor de Atibaia, Lucas de Siqueira Franco.
6-3 Joaquim Pires de Camargo casado em 1822 em Atibaia com Rita Maria da Silveira.
6-4 Ignácio Pires de Camargo casou-se 1.º em 1820 em Atibaia com Maria Joanna f.a de Francisco Soares de Lima e de Gertrudes Maria, em Tit. Pretos; 2.a vez em 1838 com Delphina Maria f.a de Antonio Luiz Penteado e de Anna Francisca n.o 6-2 supra.
6-5 Gertrudes Maria casada em 1807 em Atibaia com José Joaquim Franco f.o de Joaquim Franco de Camargo e de Ignacia Bueno, à pág. 340 deste.
6-6 José, - (Pires Pimentel)
6-7 Maria Francisca casada em 1811 em Atibaia com Salvador Cardoso de Camargo f.º de Joaquim Franco de Camargo e de Ignacia Bueno do n.º 6-5.
6-8 João Pires de Camargo
Confirmação em Notas Genealógicas de Waldomiro da Silveira Biblioteca BR IGB:
Do casal João Pires/Maria Antonia descendem os oito filhos que se seguem:
1-Francisco Pires de Camargo.
2-Ana Francisca Franco.
3-Joaquim Pires de Camargo.
4-Inácio Pires de Camargo.
5-Gertrudes Maria de Camargo.
6-José Pires de Camargo. (ou Pimentel)
7-João Pires de Camargo.
8-Maria Francisca.
7 M i. 5-José Pires Pimentel.
7ª Geração
7. 5-José
Pires Pimentel (6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo,
8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel, 11-Dom
Francisco).
5-José
NÃO casou-se com 5-Maria Magdalena CARDOSO, solteira. 5-Maria nasceu em
Braganga Paulista SP. (Na dúvida - casou-se posteriormente com um português, em Nazareth Paulista).
Eles
tiveram os seguintes filhos:
+ 8 F i. 4-Francisca PIRES PIMENTEL foi crismada em 8 junho 1787.
8ª Geração
8. 4-Francisca
PIRES PIMENTEL (5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim
Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA,
10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco) nasceu em JAGUARY - BRAGANÇA PAULISTA e foi
crismada em 8 junho 1787 em Bragança Paulista SP . (Era meio homônima de sua trisavó Francisca Pires de Siqueira).
4-JOÃO casou-se com 4-FRANCISCA PIRES PIMENTEL, filha (natural) de 5-JOSÉ PIRES PIMENTEL e 5-MARIA MAGDALENA CARDOSO, em 30 janeiro 1806 em CAMPINAS SP.
Batismo da Francisca Pires.
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14863-23612-13?cc=2177299&wc=M5VHN3D:371870601,371868902,371899201
/Francisca/
/Aos oito de
junho de mil setecentos e//oitenta e
sete nesta matriz de [Jaguary] (Bragança) ba-//tizei e pus
os Santos Óleos a Francisca, filha de//Maria
Magdalena (Cardoso), solteira e de pai incógnito,//do bairro Rio
abaixo, foram padrinhos José//Pires
Pimentel, (o pai "incógnito") solteiro, filho de João Pires//[ilegível][Pimentel]
e Marianna Pires de Almeida//[ilegível]
José Pereira, todos//desta
freguesia//José de
Medeiros Pereira/
MATRIMONIO
JOÃO RODRIGUES PEREIRA & FRANCISCA PIRES
MATRIMONIO
JOÃO RODRIGUES PEREIRA & FRANCISCA PIRES
Aos trinta e
Janeiro de mil oito centos seis nesta Matris de São Carlos (Campinas SP) pelo
meio dia em presença do Reverendo..........Luis Antonio Lobo com provisão do
muito reverendo........Doutor juis de casamentos Manuel Joaquim Gonsalves de
Andrade.......em matrimonio na forma da Igreja João Rodrigues Pereira natural
de Jundiahy filho legitimo de Bento Pereira Timudo (Themudo) e Maria Rodrigues da Costa
com FRANCISCA PIRES, natural de Bragança filha de pai incógnito (José Pires Pimentel) e Maria Magdalena
solteira tendo testemunhas presentes João Rodrigues Pereira e Joaquim Rodrigues
Pereira, Paulo Pires Pimentel, todos cazados desta freguesia. E logo receberão
as benções nupciaes. Joaquim José Gonsalves de tal, Luiz Antonio Lobo de Saldª.
(Pesquisas e paleografia do colega Dr. Elpidio Novaes Filho).
4-JOÃO casou-se com 4-FRANCISCA PIRES PIMENTEL, filha (natural) de 5-JOSÉ PIRES PIMENTEL e 5-MARIA MAGDALENA CARDOSO, em 30 janeiro 1806 em CAMPINAS SP.
4-FRANCISCA nasceu em JAGUARI - BRAGANÇA PAULISTA e foi
crismada em 8 junho 1787 em Bragança Paulista SP .
4-Francisca
casou-se com 4-João RODRIGUES PEREIRA (THEMUDO), filho de 5-Bento
PEREIRA THEMUDO e 5-Maria RODRIGUES DA COSTA, em 30 janeiro 1806 em CAMPINAS SP.
4-João nasceu em JUNDIAÍ SP (sua família era de Santana de Parnaíba).
Eles tiveram os seguintes filhos
4-João nasceu em JUNDIAÍ SP (sua família era de Santana de Parnaíba).
Eles tiveram os seguintes filhos
+
9 M i. 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires) nasceu em 10 de junho 1820.
Nona Geração
9. 3-Luiz
Antonio RODRIGUES (Pires) (4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria
Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira,
9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco de Lemos) nasceu em 10 junho
1820 em CAMPINAS SP e foi
crismado em 18 junho
1820 em CAMPINAS SP.
Eles
tiveram os seguintes filhos
+
11 M i. 2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO (Senior) nasceu
em 30 janeiro 1855 e faleceu em 7 fevereiro 1912.
12 M ii. Pedro Luiz RODRIGUES nasceu em 1849 em
Campinas.
13 F iii. MARIA LUÍSA DE CAMARGO foi crismada em 13
junho 1857 em CAMPINAS SP .
14 M iv. EVARISTO RODRIGUES foi crismado em 19 maio 1853 em
CAMPINAS SP.
15 v. Antonio Franco DE CAMARGO.
16 F vi. Maria Pereira DE CAMARGO.
17 M vii. Benedicto FRANCO DE CAMARGO foi crismado em 19 setembro
1858 em CAMPINAS SP.
Benedicto casou-se com FRANCISCA
MARIA ROMANA, filha de BENTO DE SIQUEIRA BARBOSA e JOSEPHA MARIA DE JESUS,
em 13 fevereiro 1877 em ITATIBA SP. FRANCISCA nasceu em Itatiba sp.
Décima Geração
11. 2-Francisco
Rodrigues DE CAMARGO (Senior) (3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José
Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca
Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel, 11-Dom Francisco)
nasceu em 30 janeiro 1855 em CAMPINAS SP e foi crismado em 8 fevereiro 1855 em
CAMPINAS SP (BATISMO). Ele faleceu em 7 fevereiro 1912 em ITATIBA SP e foi
enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL ITATIBA.
2-Francisco
casou-se com 2-Anna (Franco) LOPES DE CAMARGO, filha de 3-José LOPES DE CAMARGO e
3-Maria FRANCO LOPES (de Camargo), em 1 fevereiro 1881 em ITATIBA SP. 2-Anna nasceu 28ago1864
em Jarinu(Campo Lgo. de Atibaia) SP BR. Ela faleceu em 9 outubro 1942 em
JUNDIAI SP e foi enterrada em JUNDIAI SP 21765 Q12.
Eles
tiveram os seguintes filhos
+
18 M i. 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO nasceu
em 9 janeiro 1896 e faleceu em 1953.
+
19 F ii. Hortência RODRIGUES DE CAMARGO.
20 F iii. Almira RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em
ITATIBA SP.
+
21 M iv. Sebastião RODRIGUES DE CAMARGO faleceu em 4
setembro 1969.
+
22 M v. José RODRIGUES DE CAMARGO.
+
23 F vi. Maria Soares de Camargo (esta não é filha do casal; é
filha do 1º matrimônio de Francisco com Escholástica Maria de Siqueira,
filha de Joaquim Soares de Camargo, de Itatiba SP).
24 M vii. David RODRIGUES DE CAMARGO.
Décima-primeira Geração
18. 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO (2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco) era negociante de terras em Jundiaí SP, nasceu em 9 janeiro 1896 em ITATIBA SP. Ele faleceu em 1953 em PIRAPITINGUÍ SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL JDI.
18. 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO (2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel de Lemos, 11-Dom Francisco) era negociante de terras em Jundiaí SP, nasceu em 9 janeiro 1896 em ITATIBA SP. Ele faleceu em 1953 em PIRAPITINGUÍ SP e foi enterrado em CEMITÉRIO CENTRAL JDI.
1-Júlio
casou-se com REMÉDIOS TRUJILLO PALMA, filha dos espanhóis de Algarrobo, Málaga José TRUJILLO LÓPEZ e
Francisca PALMA-PALACIOS, em 20 setembro 1919 em JUNDIAI SP. REMÉDIOS nasceu em
23 janeiro 1897 em ITU SP. Ela faleceu em outubro 1946 em JUNDIAI SP e foi
enterrada em JUNDIAI SP.
Eles
tiveram os seguintes filhos
+
25 M i. Francisco (Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO
(NETO) nasceu em 4 dezembro 1922 e faleceu em 17 março 1979.
+
26 F ii. Angelina RODRIGUES DE CAMARGO. Falecida em Jundiaí.
27 F iii. Cecília RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em
JUNDIAI. Ela faleceu em SÃO PAULO.
+
28 F iv. NATIVIDADE RODRIGUES DE CAMARGO. Paradeiro desconhecido.
+
29 F v. JULIETA DE CAMARGO.
+
30 F vi. NAIR RODRIGUES DE CAMARGO. Falecida em Jundiaí.
+
31 M vii. ROMEU RODRIGUES DE CAMARGO.
32 F viii. IDATY RODRIGUES DE CAMARGO BARROS nasceu em JUNDIAÍ. Paradeiro desconhecido. IDATY casou-se com DR.
NELSON VIEIRA DE BARROS MÉDICO em SÃO PAULO. NELSON nasceu em SÃO PAULO.
Ele faleceu em SÃO PAULO.
12ª Geração
25. Francisco
(Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO) (1-Júlio Rodrigues
DE CAMARGO, 2-Francisco Rodrigues DE CAMARGO Senior, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES
PIMENTEL, 5-José Pires Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de
Azevedo, 8-Francisca Pires de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA,
10-Manoel, 11-Dom Francisco de Lemos) nasceu em 4 dezembro 1922 em JUNDIAI. Ele faleceu
em 17 março 1979 em Santos SP e foi enterrrado em 18 março 1979 em Jundiaí SP.
Chiquinho
casou-se com ZULMIRA DE NUNCIO (DI LUZIO), filha de VITO DI LUZIO, italiano de Bisceglie, Bari, Púglia e
AMABÍLIA (CERATTI - BELLINI) GALAFASSI, filha de italianos de Mantova (antiga Mântua), em 26 junho 1944 em JUNDIAI SP. ZULMIRA
nasceu em 8 agôsto 1924 em SALTO SP. Ela faleceu em 2003 em JUNDIAI SP e foi
enterrada no cemitério central em JUNDIAÍ SP, junto de seus pais e irmãos. Eles
tiveram os seguintes filhos
+
65 M i. Alan RODRIGUES DE CAMARGO nasceu em 22
setembro de 1946, em São Paulo, Tatuapé, Vila Santista. Maternidade da Av. Celso
Garcia, 4000.
66 F ii. Antonia Cristina RODRIGUES DE CAMARGO
Psicóloga, nasceu em 14 de setembro de 1954 em São Paulo SP, Maternidade da
Lapa.
13ª Geração
65. Alan RODRIGUES DE CAMARGO (Francisco
(Chiquinho) RODRIGUES DE CAMARGO (NETO), 1-Júlio Rodrigues DE CAMARGO, 2-Francisco Rodrigues
DE CAMARGO, 3-Luiz Antonio RODRIGUES (Pires), 4-Francisca PIRES PIMENTEL, 5-José Pires
Pimentel, 6-Maria Antonia Franco, 7-Joaquim Bueno de Azevedo, 8-Francisca Pires
de Siqueira, 9-Manoel DE LEMOS DE SIQUEIRA, 10-Manoel DE LEMOS, 11-Dom Francisco DE LEMOS).
Alan nasceu em 22 setembro 1946 em SÃO PAULO, Vila Santista, Av. Celso Garcia - Tatuapé, SP e foi crismado em JUNDIAÍ, onde morou e estudou entre 1955 e 1965, quando então voltou a São Paulo de Piratininga, seu torrão natal, e onde mora até hoje.
Alan nasceu em 22 setembro 1946 em SÃO PAULO, Vila Santista, Av. Celso Garcia - Tatuapé, SP e foi crismado em JUNDIAÍ, onde morou e estudou entre 1955 e 1965, quando então voltou a São Paulo de Piratininga, seu torrão natal, e onde mora até hoje.
Site revisado em 20.04.2018
ATENÇÃO! PESQUISADORES, GENEALOGISTAS, HISTORIADORES, JORNALISTAS, ACADÊMICOS, INSTiTUTOS E ESCRITORES.
Dispomos de extensa biblioteca digital pesquisável de [Genealogia/Hist. de S. Paulo 1364 arquivos PDF (+ de 1000 VOLUMES publicados) ou 300.000 páginas - 37,5 Gb!] de autores clássicos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, indexadas em banco de dados PDF ACROBAT, pesquisável em minutos!!! Ótimo para pesquisadores e escritores que estejam desenvolvendo trabalho literário ou genealógico.
Ligue Vivo para mais informações 11-96474-7773 Whatsapp, SMS.
Oi - 11-9-4661-2245
alandecamargo@outlook.com
Dispomos de extensa biblioteca digital pesquisável de [Genealogia/Hist. de S. Paulo 1364 arquivos PDF (+ de 1000 VOLUMES publicados) ou 300.000 páginas - 37,5 Gb!] de autores clássicos, séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, indexadas em banco de dados PDF ACROBAT, pesquisável em minutos!!! Ótimo para pesquisadores e escritores que estejam desenvolvendo trabalho literário ou genealógico.
Ligue Vivo para mais informações 11-96474-7773 Whatsapp, SMS.
Oi - 11-9-4661-2245
alandecamargo@outlook.com
FIM @@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Nenhum comentário:
Postar um comentário